segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Uma nova forma de armazenar o calor do Sol

Uma nova forma de armazenar o calor do Sol: "Pesquisadores do MIT criaram uma bateria de calor recarregável, combinando a captura da energia e seu armazenamento em um mesmo material."

Encontrado primeiro asteroide cavalo de troia da Terra

Encontrado primeiro asteroide cavalo de troia da Terra: "Os astrônomos já haviam previsto que a Terra teria esses companheiros dissimulados, mas é muito difícil encontrá-los porque eles são relativamente pequenos e sempre aparecem perto do Sol."

Embrapii vai criar rede nacional de inovação para indústria

Embrapii vai criar rede nacional de inovação para indústria: "Criada nos moldes da Embrapa, a nova empresa buscará promover a inovação na indústria com base em projetos-piloto, com participação de vários institutos de pesquisa."

Revestimento controla o calor dentro de uma sala

Revestimento controla o calor dentro de uma sala: "Cientistas chineses criaram um novo material capaz de reter e liberar calor em temperaturas pré-estabelecidas."

Primeira versão do Plano de Resíduos Sólidos será apresentada no fim deste mês


No final deste mês será apresentada ao Brasil a primeira versão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O documento contendo diagnóstico e um conjunto de informações sobre as metas e diferentes cenários estudados e propostos pelo Grupo de Trabalho (GT1) foi discutido durante a reunião do Comitê Interministerial, realizada na segunda-feira (1º), em Brasília.

domingo, 7 de agosto de 2011

Mica Procura Colo


A Mica se espreguiçando


A Mica

A Mica, ou Micolina-Dourada, é minha gatinha.Quando nos conhecemos, sentimos uma faísca, como se fôssemos uma da outra. Ela era muito pequena, cabia na palma de minha mão. Estava faminta e abandonada.
Quando a coloquei no colo, ela relaxou, e encostou a cabeça no meu braço.
Fui com ela na mão para o carro, e temia que fosse ficar agitada. Que nada! Ela ronronava em meu colo, e marchava na minha perna, mostrando uma confiança em mim e uma alegria por estarmos juntas.
Não estou exagerando se disser que o tempo que passamos juntas me ajuda muito. A Mica punha a cabeça no meu colo e miava baixinho enquanto eu chorava, e me lambia as lágrimas.
Às vezes, quando o céu começava a desabar sobre mim e eu dava por mim a olhar para o colo com expressão vazia, ela estava lá, onde eu precisava mesmo que estivesse.
Mas a vida não é limpa e organizada. Nossa relação não se limita às lágrimas. Para começar, eu não sou muito chorona. E a Mica é muito demonstrativa com o seu amor, sempre teve um fraco pelos mimos fora de hora. Em momentos de alegria, ela gosta de brinca de luta, e adora cordinhas balançantes.
De alguma forma, ela sabe quando preciso de um corpo quente. E, fosse o que fosse que eu precise, ele me dá, sem pensar, sem querer nada em troca além de amor. Não é apenas amor, é mais do que isso. É respeito. É empatia.
Quando tudo na minha vida é tão complexo, quando as coisas se deslocam em tantas direções ao mesmo tempo e às vezes, parece que o centro não vai aguentar, a minha relação com a Mica é tão simples e tão natural, que faz com que tudo fique bem.

sábado, 6 de agosto de 2011

Portishead - Glory box


Ana e Seu Jorge - Pra rua me levar


Legião Urbana - Fábrica


Bob Marley - Waiting in Vain


Elis Regina - Como Nossos Pais


Rita Lee - Alô alô marciano


Rita Lee, Roberto de Carvalho e Titãs - Televisão


The Pussycat Dolls Buttons


Raul Seixas - No fundo do quintal da escola


Taxista que Canta Igual A Michael Jackson


Pitty - Semana que vem


Chimarruts - Iemanjá


Chip com micromáquina coleta energia do ambiente

Chip com micromáquina coleta energia do ambiente: "O chip-gerador pode ser incorporado na placa de circuito impresso, permitindo que o próprio aparelho colete a energia do ambiente, sem qualquer conexão externa."

Experiência da NASA no espaço produz imagem cristã

Experiência da NASA no espaço produz imagem cristã: "À primeira vista, a imagem pode parecer uma representação artística decorando uma igreja cristã. Mas é um experimento de combustão, feito a bordo da ISS."

Estudo: mais colesterol bom não reduz risco de doença cardiovascular



27 de maio de 2011  17h59  atualizado às 19h48


Portal Terra
comentários
6

Aumentar os níveis no sangue do chamado "colesterol bom" não reduz o risco de doenças cardiovasculares em
pacientes que já tomam estatinas para reduzir o mau colesterol, indicou um estudo americano.

Engenheiros inventam tenda que vira concreto quando molhada


Engenheiros inventam tenda que vira concreto quando molhada

Ideia de inventores britânicos foi testada na Etiópia e recebeu prêmios.

Da BBC
Tenda concreto 2 (Foto: BBC)Tenda precisa ser molhada com água para virar
uma construção sólida de concreto. (Foto: BBC)
Dois engenheiros britânicos inventaram uma tenda que, ao ser regada com água, se transforma em um abrigo de concreto. A invenção de Peter Brewin e Will Crawford ganhou diversos prêmios e já está sendo usada em países em desenvolvimento, como na Etiópia.
A tenda produzida pelos engenheiros é inflável. Do lado de dentro, há um revestimento de plástico, e por fora ela é feita com o tecido especial, que contém concreto. Uma vez inflada, a tenda é presa ao chão com pregos de metal. Em seguida, ela é regada com água, que não precisa necessariamente ser potável ou doce.


10 Momentos + fofos de gatos


Marina e Caetano - Nosso estranho amor


Ditados populares

Quando um não quer, dois não brigam, mas um apanha
Tanto no truco quanto no sexo, ou você tem um bom parceiro ou tem uma boa mão
Preguiça é o habito de descansar antes de estar cansado
Cada dia que passa sobra mais mês no fim do dinheiro
Mais vale uma pedra no caminho, do que duas no rim
Dou um boi pra não entrar numa briga, mas se eu entrar, não quero nem saber, quero meu boi de volta

Alors on danse


Diamantes são produzidos explodindo CO2

Diamantes são produzidos explodindo CO2: "Produzir diamantes de CO2 pode se tornar a técnica mais barata para a fabricação de diamantes sintéticos - certamente o mais ambientalmente amigável, uma vez que ela literalmente detona o gás de efeito estufa."

O tempo é real ou é uma ilusão?

O tempo é real ou é uma ilusão?: "Para a física quântica e a cosmologia, o tempo é uma ilusão que emerge de uma física mais profunda. Pensá-lo como algo real é uma ideia radical."

Climatologistas consideram exoplaneta potencialmente habitável


Gliese 581d é mais frio que a Terra, mas pode ter atmosfera com dióxido de carbono e se beneficiar de um possível efeito estufa



Foto: AFP
Modelo mostra variação de temperaturas e distribuição de ventos na superfície do exoplaneta


Um dos planetas que gira ao redor da estrela-anã Gliese 581 poderia ser "habitável", com clima propício para a existência de água em estado líquido e vida, segundo um estudo que uma equipe de climatologistas acaba de publicar.

Rita Lee e Roberto Carlos


Rita Lee - Todas as mulheres do mundo


Como gelar a cerveja mais rápido


Um dia Sem Química



Bolhas podem adquirir consistência sólida, diz estudo

Um jato de bolhas pode agir como se fosse um líquido ou um sólido, característica própria de materiais granulados como a areia. O nível de densidade é que vai determinar como elas se comportam, diz estudo da Universidade de Paris-East, na França.
Areia, sementes e pó que são colocados em uma rampa escorrem como um líquido qualquer. Mas se os grãos são postos de forma que preencham 64% da rampa, passam a uma espécie de “estado sólido” que resiste ao fluxo.
Diante desse dado, a pesquisadora Rémi Lespiat e colegas da universidade decidiram investigar se as bolhas teriam essa mesma maleabilidade.
O grupo produziu bolhas esguichando gases de nitrogênio em uma câmara com água, para depois percorrem um tubo.
O resultado é que, em baixas densidades, as bolhas fluíram. E quando preencheram 64% do tubo, ganharam resistência.
A descoberta sugere que pode haver uma regra universal que entra em ação quando objetos preenchem 64% do espaço.
Esse conhecimento, segundo o pesquisador Randall Kamien, da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia (EUA), poderia ser usado para se criar bolhas gasosas com aplicações médicas. (Fonte: Folha.com)

Recuperação de Prata a Partir de Radiografias

http://www.recicloteca.org.br/cultivando.asp?Ancora=8


Recuperação de prata a partir de radiografias
Seguindo sua linha de suprir a demanda por informações no campo da reciclagem e reaproveitamento dos mais diversos materiais, na utilização racional dos recursos naturais e na divulgação de técnicas inovadoras, a Recicloteca traz desta vez a recuperação da prata presente em radiografias. O texto teve como base o material do projeto montado dentro do CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - Unidade de Nilópolis, RJ, para apresentação na VI SEMATEC, em 2000.
Estamos, como sempre, abertos para receber conteúdo informativo, descrição de projetos, trabalhos, relatos de experiências. Tais materiais passarão a fazer parte do acervo e poderão se transformar em uma matéria deste informativo e/ou do sítio virtual. Envie sua idéia!
Recuperação da prata de radiografias
Um dos metais mais populares de nossa civilização, a prata (e suas ligas) tem sido utilizada em jóias, talheres, espelhos, objetos decorativos e etc. Está presente também nas fotografias branco e preto e nas radiografias, sendo nesses últimos, considerados como fontes secundárias de prata de grande interesse comercial por ser uma atividade lucrativa e constituir matéria-prima sem custo.
Estima-se, em média, que a prata potencialmente recuperável de negativos de filmes preto e branco é de cerca 0,5g/m2 ao passo que esse número pode aumentar 10 vezes para radiografias.
Algumas técnicas vêm sendo estudadas e desenvolvidas para recuperação de prata a partir de filmes, de resíduos de laboratório e outros materiais. Porém muitas destas técnicas, apesar de serem eficientes na recuperação do metal, criam resíduos extremamente tóxicos (como os cianetos) que são lançados no ambiente ou apresentam grande gasto de energia elétrica.
Para recuperação de prata a partir de radiografias, devem ser considerados os seguintes aspectos, em igual relevância:
. simplicidade na execução
. menor quantidade de reagentes
. baixo custo dos reagentes
. geração de menor quantidade de resíduos
. geração de resíduos menos tóxicos
. bom rendimento
. potencialidade na recuperação/tratamento dos resíduos
Seguindo o objetivo de se extrair a prata da radiografia por um processo barato sem a geração de resíduos químicos perigosos, a equipe do CEFET desenvolveu o processo que consiste nas seguintes etapas:
1) Tratamento da radiografia com uma solução de hipoclorito de sódio 2,0% (água sanitária) sendo gerados:
· um resíduo sólido que contém a prata sob a forma de vários compostos químicos;
· películas radiográficas “limpas”.
2) Em seguida o resíduo sólido é tratado com hidróxido de sódio sólido em água por aquecimento durante 15 minutos. Nesta fase obtém-se o óxido de prata misturado a impurezas.
3) Faz-se o aquecimento do óxido de prata com uma solução de sacarose por 60 minutos obtendo-se a prata impura sólida que ainda não apresenta brilho.
4) Finalmente é feito o aquecimento da prata a 1.000ºC por 60 minutos numa mufla (um tipo de estufa) e obtém-se a prata pura e com brilho.

Apesar da quantidade de prata nas radiografias variar muito em função das chapas escolhidas,
são obtidos cerca de 2 gramas de prata com 98,50% de pureza para cada m2 de radiografia.
Reaproveitamento das películas radiográficas ‘limpas’
Quanto às películas radiográficas que não contenham mais a prata, foram pesquisados possíveis usos principalmente em trabalhos artísticos onde adaptou-se uma antiga técnica de confecção de matrizes de impressão, tradicionalmente confeccionadas em metal e pedra - a xilogravura. A película radiográfica pode ser trabalhada sob três formas:
- de ponta-seca, onde o desenho surge através de arranhões sobre a película, que, após ser entintada é prensada contra uma folha de papel, para onde a imagem é transferida;
- através de recorte, onde a película é recortada, entintada com um rolinho de borracha e impressa como no processo anterior;
- pintando a película com tinta gráfica, que é impressa sendo utilizada somente uma vez (monotipia).
Equipe do projeto:
Professores: Andréa de Moraes Silva (Coordenadora) , Ismárcia Gonçalves da Silva; Carlos Alberto Barbosa; Solange de Sousa Vergnano.
Alunos: Iva Oliveira Tavares; Fábio dos Santos Cleto; Roberto da Silva Victório; Fernando Cezar de Magalhães; Leandro Silva Figueiredo; Laís da Silva Gomes; Fabiano Marques Dias.

Descoberta por acaso pode revolucionar produção de hidrogênio

Descoberta por acaso pode revolucionar produção de hidrogênio: "Cientistas descobriram um novo catalisador que pode substituir a platina na quebra da molécula de água para a produção limpa e renovável de hidrogênio."

Suécia tem cidade sem lixo

Suécia tem cidade sem lixo: "O descarte de lixo no município sueco é quase nulo, e seu sistema de produção de biogás se tornou um dos mais avançados da Europa."

Cientistas teletransportam gato de Schrodinger

Cientistas teletransportam gato de Schrodinger: "Além de teletransportar um gato morto e vivo ao mesmo tempo, o experimento comprova que é possível transportar informações com precisão segurança absolutas - e instantaneamente."

Descoberta nova forma de visualizar deformação do espaço-tempo

Descoberta nova forma de visualizar deformação do espaço-tempo: "O conceito de linhas itendex/i e linhas ivortex/i representa uma maneira nova para entender os buracos negros, a gravidade e a natureza do Universo."

Cats clips Little boxes


Bob Marley - Is this love


Engenheiros do Havaí - Sei não


Robô dá primeiros sinais de consciência


com informações da New Scientist - 04/04/2011

Robô dá primeiros sinais de consciência
O agente de software LIDA conseguiu pela primeira vez completar testes padronizados de avaliação do estado de alerta, ou estado de consciência, no mesmo tempo gasto por humanos. [Imagem: Nevit Dilmen/Wikimedia]




Consciência robótica
Ela ainda não é um robô no sentido comum do termo, porque ainda não tem um corpo.
Mas é o que mais aproxima até hoje daquilo que se poderia chamar de uma "mente robótica".
O programa, projetado para ser usado para animar um robô, conseguiu pela primeira vez completar testes padronizados de avaliação do estado de alerta, ou estado de consciência, no mesmo tempo gasto por humanos.
O nome dessa "consciência robótica" é LIDA, uma sigla para Learning Intelligent Distribution Agent, agente de distribuição inteligente do aprendizado, em tradução livre.
LIDA é filha de Stan Franklin, da Universidade de Memphis, com uma "participação especial" de Bernard Baars, do Instituto de Neurociências de San Diego e Tamas Madl, filósofo da Universidade de Viena, na Áustria.